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Fui convidada pelo pessoal da escola Tera para participar de um bate-papo com outros profissionais do mercado e compartilhar nossas percepções, insights e dicas do Web Summit 2019. 

Web Summit 2019

Para quem não conhece, o Web Summit é um evento cujo tema central é a tecnologia, hoje é considerado o maior movimento sobre este tema, onde reuniu mais de 70.460 participantes do mundo inteiro em Lisboa neste ano. Para ter mais ideia sobre as proporções, nos 4 dias de evento havia 32 palcos e 15 trilhas de conteúdo. 

O que representou para a Muta Ecossistema

Nós da Muta Ecossistema, optamos por priorizar o conteúdo apresentado em 6 palcos distintos, totalizando 37 palestras assistidas. Nossa priorização dos palcos foi com base na aplicabilidade direta aos desafios de negócios de nossos clientes, e temas provocativos sobre responsabilidade e ética na aplicação das novas tecnologias. Assim, participamos das discussões nos palcos:

  1. DeepTech  “They’re more than the latest inventions. They’re glimpses of the next dimension”
  2. Centre Stage
  3. PandaConf  “For the marketers redefining how we reach people”
  4. Content Maker “For people who tell stories”
  5. SaaS Monster “For people redefining how we do business”
  6. Corporate Innovation Summit “In an age pf data-drive efficiency, technological disruption of every industry imaginable, and ever-evolving employee expectations of working culture, how do you ensure your company not only survives but thrives in a technological disruption age?”

Minhas percepções sobre o Web Summit 2019:

Educação Digital

Edward Snowden foi a primeira palestra do evento para dar um ponta pé de abertura e na mente de todos que estavam presentes. Jogou uma bomba para refletirmos o que está sendo manipulado hoje na sociedade não são os dados coletados, e sim cada indivíduo. Aponta que digital literacy é o caminho que temos para impedir que as Big Techs e até mesmo governos sigam com práticas abusivas.

Outra figura polêmica que também abordou essa temática foi a Brittany Kaiser, ex-diretora de Business Development da Cambridge Analytica. Ela também reforça a importância de educate ourselves sobre as tecnologias e o que está sendo praticado a partir do “compartilhamento” e análise dos nossos dados para pressionar governos por regulamentações e desenvolvimento de novas tecnologias para o combate de fake news e proteção de dados.

A mensagem central destas e outras palestras semelhantes é “A transformação começa por nós”.

Colaboração

Com a complexidade e imensidade de opções de tecnologias e produtos que temos hoje, colaboração é uma nova forma de criar. Este insight foi especialmente tratando na palestra The Democratisation of Innovation, Ross Manson (Mulesefot). No caso da Mulesoft, a utilização de API’s cara conectar um ecossistema de tecnologias é um meio para desenvolver uma nova solução ou serviço a partir da conexão de várias “peças” existentes no mercado para acelerar o seu Go To Market, “You don’t need to create new product, think of new experiences you can deliver by connecting different products from the ecosystem“- Ross.   

Inovação

O medo sobre a tecnologia impede a evolução da agenda política e de empresas sobre inovação. E a sociedade tem cobrado cada vez mais um avanço das marcas e empresas com suas comunidades de consumo, segundo uma pesquisa da Accenture apresentada no evento 67% das pessoas param de comprar produtos caso não confiem na companhia.

Dentro da perspectiva de transformação digital, o Walmart foi um caso de sucesso também compartilhado no evento, a diretoria da companhia tinha claro que para criar “valor de experiência digital” aos seus clientes era importante internalizar o comportamento digital.

Ecossistema

Você sabia que existe uma discussão sobre o impacto do lixo espacial que temos criado até hoje de forma “inconsequente”? Há desde elementos minúsculos até outros do tamanho de um ônibus vagando no espaço em órbita sem utilização nenhuma. Amazon e Space X lançarão aproximadamente 5 mil satélites nos próximos anos (confira notícia). Pensar um ecossistema sustentável sobre a utilização deste “espaço” é fundamental. 

Foco nas pessoas

Apesar de ser um evento sobre tecnologia, muitas das palestras principais e mais provocadores tratavam de pessoas e sociedade…seja para termos práticas mais éticas, seja para aplicar inovação nas companhias e produtos / serviços. 

Esteja preparado e com agenda organizada

Prepare-se para andar bastante entre os pavilhões de realização do evento, entre as salas de palestras, estandes de empresas e startups, banheiros e áreas de refeição…sapatos confortáveis são essenciais para sair inteiro dessa experiência.

Outra dica é, prepare-se “espiritualmente” para enfrentar filas ao longo de todo o dia. Em geral, costumam ser rápidas, organizadas e imensas…é uma constante no evento. E por isso mesmo é importante ficar atento para chegar com antecedência às salas onde ocorrerão palestras com speakers renomados, pois você corre o risco de não conseguir participar devido à lotação do lugar.

Organize sua agenda de conteúdo para que as palestras do seu interesse ocorram em lugares próximos, pois esse trâmite entre pavilhões pode atrapalhar e muito a logística. Eu bloquei quase que períodos inteiros em Stages do meu interesse para otimizar a rotina.

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