Prazer, eu sou o Amazon Effect!
O surgimento das soluções de e-commerce da Amazon causou grandes impactos em todo o mercado digital, do pequeno varejista a grandes fornecedores. Além de todo o investimento para liderar o market share do comércio digital, essa disrupção também moldou o que um consumidor espera na hora de comprar online: navegação inteligente, entregas rápidas e integração fluida entre on e offline se tornaram padrão.
Essa mudança paradigmática também surtiu efeitos no mercado B2B, que a cada dia se torna mais relevante: 94% dos executivos entrevistados em uma pesquisa conduzida pela da Martin Wilde Associates (MWA) e OPI apontaram que o ecommerce B2B é essencial para os resultados e crescimento de suas empresas.
Por que as empresas desejam comprar por canais digitais?
Em um relatório da eMarketer* sobre o crescimento do ecommerce B2B, os entrevistados afirmaram que seus clientes demandam por um canal de vendas digital por:
- 72% – praticidade na hora de comprar;
- 52% – não ter que esperar por um representante de vendas;
- 42% – clareza sobre o inventário e prazos de entrega;
- 40% – transparência sobre preços e taxas;
- 38% – acesso a mais detalhes sobre o produto que deseja;
- 25% – consulta ao histórico de compras online;
- 13% – acesso a um catálogo digital;
- 1% – outros.
*Fonte: Sana Commerce, “Digital Transformation and B2B E-Commerce Report 2017-2018”. Estudo conduzido por Sapio Research, Oct 11, 2017
Mas o que a Amazon tem a ver com isso?
Segundo a pesquisa previamente mencionada da MWA, os motivos que as empresas estão comprando na Amazon são:
- 69% preços mais baixos;
- 46% confiança na marca;
- 45% entregas rápidas;
- 33% confiança nos serviços de entrega;
- 28% conveniência.
Isso significa que na hora escolher um fornecedor, as empresas também buscam experiências bem trabalhadas e que realmente atendam às suas necessidades, com o uso da tecnologia para preencher lacunas e oferecer soluções inteligentes.
Tudo indica que esse é um caminho sem volta e que o e-commerce veio para ficar e transformar a relação entre as empresas e os seus fornecedores.