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Boas práticas de e-commerce aplicadas na construção do novo website

Desafio

A JR Pedras é uma empresa de venda e distribuição de revestimentos em pedras naturais rústicas, atuante desde 1995 em São Paulo neste disputado mercado. A concorrência é formada por um vasto número de empresas locais as quais ainda estão iniciando o seu processo de transformação digital e utilização de táticas de marketing digital na relação com os clientes. Quanto também há a presença de grandes players como Leroy Merlin, C&C, entre outras, que estão em um estágio mais maduro de transformação digital e oferecem experiência de cotação e compra online de pedras.

Já acompanhando de perto a mudança do comportamento do consumidor migrando cada vez mais para o ambiente online na pesquisa sobre opções de pedras e valores, o diretor de marketing da JR Pedras monitorava as métricas de acessos e solicitações de cotação geradas através do seu website “legado”, que representava 35% de receita da empresa. Com esta relevância de geração de negócios, o diretor identificou a necessidade de melhorar a experiência do usuário em achar a pedra ideal e facilitar o acesso ao time de atendimento / vendas.

Somado a este cenário, o website legado apresentava pequenos problemas no código estrutural acarretando em quebra de layout, demora no carregamento de página, imagens de produtos com diferentes tamanhos e proporções e uma estrutura de menu de navegação sem agrupamento para facilitar ao usuário o acesso aos produtos.

Solução

Para a construção do novo website, iniciamos com uma imersão no negócio para entender os pontos de contatos dos clientes com a empresa, as principais dúvidas, pontos fortes e fracos de toda a experiência de busca online (legado), e entendimento de qual é a proposta de valor e diferencial da JR Pedras que deveriam ser ressaltadas ao longo da navegação.

Cruzamos os insights desta imersão com uma pesquisa sobre os principais concorrentes do setor para identificar oportunidades e melhores práticas do mercado para, assim, construir um documento de requisitos de neg´ócios e direcionar o desenvolvimento web.

Assim, optamos pela tecnologia WordPress + WooCommerce pensando em escalabilidade e autonomia ao cliente em seguir com atualizações de conteúdo. Redefinimos a lógica de agrupamento das pedras para permitir a criação de novos menus e uma página de busca com filtros baseadas no comportamento do cliente que começa a jornada de escolha por áreas onde a pedra será usada na casa e/ou cor. Toda a usabilidade do site foi pensada primeiro em mobile pois representa 70% dos acessos.

Na homepage consideramos uma seção de produtos em destaque para exibir as pedras cujos preços são os mais competitivos do mercado, e com isso aumentar a taxa de conversão de vendas. Assim como também incluir esses preços nas páginas descritivas das pedras, informação que não havia no site “legado”.

Entregas

  1. Consultoria e-commerce (requisitos)
  2. Benchmark de mercado
  3. Arquitetura de Informação e sitemap
  4. WebDesign
  5. Frontend + Backend
  6. Migração de Conteúdo
  7. Testes
  8. Deploy e redirecionamentos

Resultados

De imediato, houve drástica diminuição do tempo de resposta do time de vendas às solicitações de cotação e maior assertividade na tratativa com os clientes para fechamento das propostas.

Em geral, notou-se aumento do scroll down dos clientes em comparação com o site “legado”.

As páginas de predas que possuem a informação de preço passaram a ter um melhor ranking no Google Adwords e gerar mais resultado com um custo menor de clique.

Em resumo, saímos de uma lógica de website (legado) e construímos uma lógica de e-commerce para geração de leads de vendas…a JR Pedras agora está a um passo de começar a fazer vendas online 🚀

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