A estratégia é um pilar fundamental nas discussões de Marketing, principalmente nos ambientes em que o modelo de governança é fragmentado, pois traz uma visão estruturada e integrada frente aos desafios de negócio.
Pensou em traçar objetivos claros e em um asset facilitador para a estrutura dos seus projetos e iniciativas, pensou em um perfil estrategista para o seu time!
O pensamento estratégico precisa se tornar um lifestyle dentro das organizações. É importante que seja cada vez mais ponto de partida para qualquer projeto ou ação, atuando como ponte, conectando etapas, áreas, dados, análises, hipóteses e desenhando objetivos.
O ‘pensar” da estratégia traz um propósito, uma fundamentação para todas as ramificações de atividades de diferentes times e pessoas que precisam convergir a um resultado.
E tal propósito está pautado cada vez mais em planos de média prazo com objetivos e conquistas de curto prazo. A pandemia nos trouxe como lição a noção de que o mundo já estava diferente, e só agora nos demos conta que na sua dinâmica e volatilidade não cabe mais traçar planos de 5 ou 10 anos, isso é um esforço que resultará em um arquivo esquecido em sua lixeira.
Porém, ter definição sobre onde se quer chegar e como, mesmo que seja um pequeno avanço em sua estratégia de negócio, mantém sua relevância…caso contrário, qualquer ação é uma opção para quem não sabe onde quer chegar.